Fapesp lança banco de dados anônimos com exames de pacientes com Covid-19 para ajudar pesquisas

Lançado banco de dados com exames de pacientes com Covid-19

Publicado em 17/06/2020 16:55 Por Nelson Lin - Brasília

A Fundação de Amparo à pesquisa de São Paulo (Fapesp) lançou, nesta quarta-feira (17), um repositório de dados abertos e demográficos de 75 mil pacientes para subsidiar pesquisas científicas sobre a Covid-19 e ajudar o Poder Público na tomada de decisões contra a pandemia.

É a primeira base de dados anonimizados do país com informações de 1,6 milhão exames clínicos e laboratoriais e 6.500 dados de desfecho de pacientes.

A iniciativa conta, além da Fapesp, com apoio da Universidade de São Paulo (USP), do grupo Fleury e dos hospitais Sírio-Libanes e Albert Einstein. Cabe ressaltar que os dados dos pacientes e pessoas que estão na base de dados desse repositório foram tornados anônimos pelos pesquisadores.

O diretor da Fapesp, Luiz Mello, deu um exemplo de como essas informações podem auxiliar no combate à Covid-19

Sonora: Se você pegar só o hemograma e colocar no computador, e colocar depois, claro, aprendizado de máquina, consegue prever qual vai internar ou vai para UTI. Basta fazer o hemograma, e ele sozinho te dá, em 80% dos casos, o que vai acontecer com esses pacientes.”

Ainda de acordo com os pesquisadores, a expectativa é que essa iniciativa de compartilhamento de dados possa ocorrer também para pesquisas de outras doenças.

O lançamento deste repositório está acontecendo em três etapas, um conjunto pequeno dos dados está disponibilizado a partir de hoje para avaliação dos pesquisadores. Até o dia 24 de junho, os grupos de pesquisadores poderão enviar sugestões e comentários para melhorias na divulgação e, no dia 1º de Julho, os dados completos estarão disponíveis publicamente. Pesquisadores já podem acessar os dados parciais no site repositoriofapespcienciasaude.uspdigital.usp.br/

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique