Aplicativo do SUS pode identificar pessoas próximas infectadas pelo coronavírus

  • 31/07/2020 - 19h35

Victor Ribeiro

O Ministério da Saúde atualizou o aplicativo Coronavírus SUS. Agora, o sistema poder rastrear e alertar sobre a proximidade e o contato com pessoas já infectadas pela Covid-19.


O rastreamento será feito por uma tecnologia chamada Exposure Notification, notificação de exposição, já usada em outros países, como Alemanha, Itália e Uruguai. Ela só será ativada se o dono do telefone celular permitir.


Para funcionar, você precisa ter o aplicativo instalado e com a localização ativada. E a pessoa que se aproximar também. Se um de vocês tiver testado positivo para Covid-19 e comunicado ao governo, o aplicativo envia um alerta para o outro.


De acordo com o Ministério da Saúde, quem confirmar o contágio não será identificado pelo sistema, que vai usar o dado apenas para identificar possíveis contatos físicos com outras pessoas.


A expectativa do governo é que, nos próximos dias, o número de usuários do aplicativo, que atualmente está na casa das 10 mil pessoas, chegue a 13 mil.


E o Ministério da Saúde atualizou nesta sexta-feira (31) o balanço da pandemia do novo coronavírus. Nas últimas 24 horas, foram 52.383 novas notificações de infectados pelo vírus, o que elevou para 2,6 milhões o total de contaminados no país. Dessas pessoas, 92.475 morreram, sendo 1.212 mortes notificadas nesta sexta.

Ir para a versão desktop