Brasil ultrapassa marca de 100 mil mortos pela Covid-19; taxa de letalidade é de 3,3%

Brasil atinge a marca de 100 mil mortos pela doença

Publicado em 09/08/2020 16:07 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

Quase 5 meses após registrar o primeiro óbito pela Covid-19, o Brasil ultrapassou nesse final de semana a triste marca dos 100 mil mortos pela pandemia.

A última atualização do Ministério da Saúde, nesse domingo, revela que 101.049 pessoas perderam a vida para a Covid-19. A média móvel dos últimos 7 dias chega a cerca de 43 mil novos casos e 992 novas mortes diárias, em média.

A taxa de letalidade da Covid-19 no Brasil é de 3,3% do total de infectados, que já ultrapassou os 3 milhões de casos. Mais de 2 milhões e 118 mil pessoas conseguiram se recuperar.

A mortalidade é de 48 pessoas para cada 100 mil habitantes. Maior, por exemplo, do que a taxa de homicídios, que nos piores anos chega a cerca de 30 mortos a cada 100 mil brasileiros.

O professor da USP e Infectologista Marcos Boulos, membro do comitê de contingenciamento do coronavírus em São Paulo, avalia que dois principais fatores levaram o Brasil a figurar entre os países com o maior número de casos do mundo, junto com os Estados Unidos.

O Brasil é o segundo em número total de mortos e o décimo primeiro em proporção ao tamanho da população. O Infectologista Marcos Boulos calcula que agora a pandemia deve perder força.

Em nota, o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, lamentou as 100 mil vítimas fatais dizendo não se tratar de números ou estatísticas, mas de vidas perdidas que afetam famílias, amigos e atingem o entorno do convívio social. O ministro disse ainda que o governo trabalha 24 horas por dia para não faltarem recursos para o combate à doença.

Para que os mortos não sejam lembrados apenas como números, o artista Edson Pavoni criou um memorial digital para as vítimas da pandemia.

Chamado de Inumeráveis, o projeto tem a colaboração de jornalistas e voluntários que contam um pouco da história das vítimas da maior epidemia dos últimos 100 anos pelo endereço inumeráveis.com.br.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique