Ministério da Justiça prorroga por 180 dias uso da Força Nacional em cinco estados

  • 24/06/2020 - 14h04

Anna Luisa Praser

O Ministério da Justiça prorrogou por mais 180 dias o uso da Força Nacional nos estados do Pará, Espírito Santo, Goiás, Pernambuco e Paraná.

 

A portaria, publicada nessa terça-feira (23) no Diário Oficial, é para a cumprir as metas do projeto Em Frente Brasil, que quer combater a criminalidade violenta no país.

 

O texto, assinado pelo Ministro da Justiça, André Mendonça, destaca que o apoio prestado pela Força Nacional poderá ser prorrogado novamente, caso seja necessário. Mas, para isso, os estados participantes deverão solicitar a prorrogação.

 

O projeto-piloto que emprega o uso da Força Nacional teve início em setembro do ano passado nas cidades de Goiânia, em Goiás, Paulista, em Pernambuco, São José dos Pinhais, no Paraná, Ananindeua, no Pará e Cariacica no Espírito Santo. Ele funciona como um reforço às políticas de segurança, ações sociais e econômicas desenvolvidas em conjunto pela União com estados e municípios.

 

A escolha das localidades foi baseada nos índices de violência e vulnerabilidade social. Para isso, foram levados em consideração os números de homicídios dolosos ocorridos entre os anos de 2015 e 2017, além da situação fiscal do estado e do comprometimento das gestões nos estados e municípios para a adesão ao projeto.

Ir para a versão desktop