Na contramão nacional, 3 principais cidades do AP têm queda de violência doméstica na pandemia

3 cidades do AP têm queda de violência doméstica na pandemia

Publicado em 03/06/2020 23:12 Por Ariane Póvoa - Brasília

As três principais cidades do Amapá registraram uma média de 52% de queda no número de casos de violência doméstica durante 70 dias de isolamento social.


Os dados, divulgados esta semana pela Polícia Civil, se referem ao período de 20 de março a 28 de maio deste ano. A redução foi de 54% em Macapá; 61% em Santana; e 41% em Laranjal do Jari.

Os números se contrapõem a pesquisas divulgadas recentemente. O Fundo de População das Nações Unidas, por exemplo, revelou que as medidas de isolamento social contribuiriam para o aumento de cerca de 20% nos casos de violência doméstica em todo mundo.


Segundo o delegado-geral da Polícia Civil do Amapá, Uberlândio Gomes, a queda dos registros desse tipo de crime no estado pode estar associada a uma diminuição no consumo de bebidas alcoólicas, já que estabelecimentos que vendem esses produtos estão fechados há mais de 70 dias.


Ainda de acordo com o delegado, durante o isolamento social, o Amapá registrou queda nos índices de criminalidade de forma geral, não apenas em relação à violência doméstica.


As vítimas de violência doméstica no Amapá podem solicitar medidas protetivas de urgência por meio de formulário disponível na Delegacia Eletrônica. O estado é o primeiro do Brasil a oferecer esse recurso de forma virtual.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique