Operação mira desvio de recursos na compra de produtos médico-hospitalares no Acre

Operação mira fraudes na compra de produtos médico-hospitalares

Publicado em 05/06/2020 22:39 Por Ariane Póvoa - Brasília

Uma nova operação para apurar desvio de recursos públicos em contratos da área da saúde no Acre foi deflagrada nesta sexta-feira pela Polícia Federal. A Operação Dose de Valores é um desdobramento da Operação Off Label, desencadeada há dois dias.


A Polícia conta com o apoio da CGU, Controladoria-Geral da União. Foram expedidos 33 mandados de busca e apreensão para cumprimento em municípios acreanos e também em Porto Velho, Rondônia.


Segundo as investigações, mais de R$ 750 mil foram desviados dos cofres públicos do estado. A principal irregularidade é a emissão de notas fiscais frias pelas empresas envolvidas. A investigação também apura a participação de agentes públicos no esquema.


As suspeitas tiveram início em 2017, quando a CGU identificou falhas na aplicação de recursos federais pela prefeitura de Cruzeiro do Sul.


Estão na mira da PF e da CGU compras de produtos médico-hospitalares sem realização de procedimento administrativo, direcionamento de processos licitatórios e indícios de pagamento por medicamentos e outros insumos que não foram entregues ao município e com preços superiores aos praticados no mercado.


Além de Cruzeiro do Sul, foram constatados indícios de fraude em outros seis municípios acreanos, incluindo a capital Rio Branco. As provas indicam supostos pagamentos de vantagens indevidas a servidores de sete prefeituras e de quatro órgãos da estrutura administrativa do estado do Acre.


Em nota, a Prefeitura de Rio Branco informou que agentes da Polícia Federal cumpriram mandados de busca e apreensão na Secretaria Municipal de Saúde e na Comissão Permanente de Licitações.


Segundo a prefeitura, foram fornecidos documentos relativos a compras realizadas no período de 2016 a 2019 e apreendido um computador. A gestão municipal informou ainda que apoia a ação de combate à corrupção e coloca as unidades administrativas à disposição para prestar informações que venham a ser solicitadas.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique