PMs vão passar por novo treinamento em todos os níveis de hierarquia, em São Paulo

PMs vão passar por novo treinamento em São Paulo

Publicado em 23/06/2020 16:49 Por Nelson Lin - São Paulo

Diante dos crescentes casos de violência policial na capital e região metropolitana, o governador João Dória anunciou na tarde desta segunda feira (22) que todos os policiais militares vão passar por um novo treinamento, chamado programa Retreinar. A iniciativa prevê orientação aos policiais militares de todos os níveis da hierarquia para coibir o uso da violência desnecessária pela corporação. A meta do governo é que esse treinamento chegue a sargentos, cabos e soldados da PM em 20 dias e que seja concluído em Julho.

No último fim de semana, mais um caso de violência policial ganhou as manchetes.  Imagens nas redes sociais mostraram que em Carapicuíba, na Grande São Paulo, duas pessoas que estavam em uma motocicleta foram abordadas por policiais militares e depois um PM aplica uma técnica de estrangulamento em uma das vítimas, que cai desacordada no chão. No domingo passado, dia 14, a morte do adolescente Guilherme Guedes, em Diadema, desencadeou revolta entre os moradores e a população local e ônibus foram incendiados e depredados em protesto.

A polícia civil suspeita de envolvimento de PMs no assassinato e já prendeu um Policial Militar suspeito. Cabe também destacar que de acordo com números da própria Secretaria de Segurança Pública, o número de mortos por PMs em serviço no estado cresceu 43,6% em abril deste ano, em relação a abril do ano passado, passando de 71 para 102 pessoas. O número de pessoas mortas por PMs em folga também aumentou neste período de quarentena, de 5 para 14.

O tenente Coronel da reserva da PM, Adilson Paes, não acredita que a medida do governador vá surtir efeito, pois o problema na formação dos policiais é estrutural. Ele cita como um dos graves problemas, o fato de que o currículo de formação dos policiais não poder ser acessado e tampouco debatido pela sociedade civil.

Apesar dos números, o governo do estado e a secretaria de segurança pública tem declarado que casos de violência são a exceção na corporação, que há rigor nas investigações sobre má conduta policial ou uso excessivo da força e que cerca de 220 policiais envolvidos em falhas graves ou crimes já foram demitidos ou expulsos das forças de segurança de São Paulo desde o início de 2019.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique